terça-feira, 7 de julho de 2015

Aferição dos aparelhos: como funciona?


Do dia 21 ao 28 de setembro o campeonato de GR mais importante do ano, o Mundial de Ginástica Rítmica, ocorre em Izmir (Turquia). Já começam a aparecer as primeiras fotos do evento, dentre elas, imagens da aferição dos aparelhos. 

Todos sabemos que, em campeonatos oficiais, todos os materiais utilizados na competição são previamente mensurados para a ginasta ou conjunto poder competir com os mesmos dentro das normas para aparelhos oficiais, escritas no Código de Pontuação. Mas você sabe como funciona essa aferição?

A F.I.G. (Federação Internacional de Ginástica) possui uma mesa confeccionada especialmente para fazer a aferição dos aparelhos de GR, com marcações e uma balança de precisão que possibilitam a medição do comprimento, diâmetro  e peso, mínimos e máximos de cada material.
Mesa de aferição (opção 1)
Mesa de aferição (opção 2)
Com a ajuda da ginasta Natália Gáudio, representante da seleção brasileira de individual no Mundial de GR, vamos explicar como funciona:


Pesagem:
A pesagem é feita em uma balança de alta precisão em todos os aparelhos utilizados (arco, maças, estilete e bola). 
- Bola: deve ter no mínimo 400g.
- Arco: mínimo 300g.
- Maças: mínimo 150g cada maça.
- Estilete: máximo 35g.

Pesagem do arco: peso mínimo 300g
Pesagem das maças: cada maça deve ter no mínimo 150g
Pesagem da bola: peso mínimo 400g
Mensuração (comprimento/diâmetro/largura):
Para medir o comprimento ou largura, uma fita métrica em um dos lados da mesa da FIG é colocada com a marcação máxima e mínima de cada aparelho. A fita de GR, por ter um comprimento mais extenso, é medida no chão (superfície plana) com um marcador especial. O diâmetro é conferido nas marcações feitas na mesa para cada aparelho.

- Bola: no mínimo 18cm de diâmetro e no máximo 20cm. Há dois buracos na mesa para a aferição, um verde com 20cm de diâmetro, o qual a bola deve passar por dentro, e um vermelho com menos de 18cm de diâmetro, o qual a bola não pode passar, caso o contrário, não estará nas normas da FIG.

- Arco: no mínimo 80cm de diâmetro e no máximo 90cm. Há uma marcação verde na mesa para a aferição, o arco deve ficar nesse espaço. Se ultrapassar essa medida ou não encaixar no espaço delimitado na mesa, não será aprovado para o uso na competição.

- Maças: no mínimo 40cm e no máximo 50cm de comprimento. Essa medida é verificada na fita métrica.

- Fita: seu comprimento deve ser no mínimo 6m e sua largura no mínimo 4cm e no máximo 6cm. Essas medidas são verificadas em uma fita métrica específica da FIG colocada sobre o chão ou superfície plana.

- Estilete: seu comprimento deve ter entre 50 e 60cm, e seu diâmetro 1cm. Ambos são aferidos na mesa da FIG. O comprimento do girador também é aferido! Deve ter no máximo 7cm entre a fita e o estilete.

Mesa da FIG com marcações para a aferição precisa de todas as medidas dos aparelhos.
Tamanho da fita: no mínimo 6m de comprimento e de 4 a 6cm de largura.
Tamanho do estilete: 1cm de diâmetro e de 50 a 60cm de comprimento.
 Após aferidos e aprovados, cada aparelho recebe um adesivo (que você já deve ter visto em algumas fotos e se perguntado o que era) e a ginasta deve assinar um termo que fica com a organização do evento, confirmando que os materiais foram aferidos e aprovados. 
Adesivo laranja: aparelho aferido e aprovado.
Adesivo laranja: aparelhos aferidos e aprovados.
Agora todos sabemos a importância de adquirir aparelhos nas normas da FIG, ou certificados pela FIG. Espero que tenham gostado da matéria! ;)

Lauren Lima

Nenhum comentário:

Postar um comentário