sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Aparelhos de Ginástica Rítmica: Regulamento e Informações Úteis

Bom dia amigos da GR!

O post de hoje é sobre os materiais de GR. 


Na hora de comprar seus aparelhos, muitas ginastas, mães e até mesmo técnicos ficam na dúvida sobre as medidas ideais de cada material para cada categoria; como limpar, guardar e transportar com segurança os mesmos, etc.

Para esclarecer essas questões, busquei no site da FIG (Federação Internacional de Ginástica) as normas de cada aparelho para as categorias Juvenil e Adulta. Mais tarde falarei sobre os aparelhos para as outras categorias. Complementei o texto original com algumas informações úteis. Segue o artigo traduzido:

Corda
"A corda deve ser feita de linho ou outro material sintético (como Nylon e Poliéster, os mais utilizados). Seu comprimento deve ser proporcional ao tamanho da ginasta."


Uma forma prática de verificar o tamanho certo é posicionar a ginasta em pé, com um dos pés sobre o meio da corda e trazer as extremidades até a altura das axilas. Geralmente as cordas são vendidas nos tamanhos 2,8m e 3m para as ginastas cortarem no tamanho ideal.


A corda não deve ter empunhaduras de madeira, plástico ou de qualquer outro material nas extremidades. Pode ser utilizada com ou sem nós nas pontas. Se optar pelo nó nas extremidades, lembre-se de deixar um pedacinho sobrando em cada ponta após a verificação do tamanho certo para conseguir fazer os nós. 
Outra dica é queimar as pontas para não desfiarem com o uso.

Arco
"O Arco pode ser feito de plástico ou madeira. Seu diâmetro interno deve medir entre 80cm e 90cm e pesar no mínimo 300g. O arco deve ser suficientemente rígido para manter sua forma"

Para saber a medida ideal do arco deve-se medir a altura do quadril da ginasta.


Atualmente encontramos arcos flexíveis, como nesta foto:


A "flexibilidade" do arco é a capacidade do mesmo suportar grandes impactos e retornar a sua forma original redonda. Essa característica do aparelho é fundamental, pois cada vibração do arco durante o vôo é penalizada pelos jurados durante a competição.

O arco da foto é da marca Pastorelli, modelo RODEO. 

Bola
"Deve ser feita de borracha ou material sintético (borracha sintética). Seu diâmetro deve ter de 18 a 20cm e pesar no mínimo 400g."


"A bola é por tradição um aparelho elegante e lírico. Deve permanecer na palma da mão da ginasta durante os movimentos, e não contra o punho." Uma dica é inflar a bola até o ponto que a ginasta não consiga agarrá-la facilmente, para evitar penalizações. 

Sempre que a bola de GR for transportada de avião deve ser esvaziada um pouco (não completamente!!!). Se a bola estiver cheia, com a variação de pressão do ar pode até estourar! Se estiver muito vazia, dependendo da marca, pode rachar ou descascar a superfície. Para não ter erro, deixe-a com o ar pela metade.

Por ser um aparelho mais delicado, após o uso recomenda-se limpar a bola com um paninho umedecido com um pouco de água e guardá-la em uma sacolinha de tecido. Assim a durabilidade do aparelho aumentará. Nunca deixe a bola guardada fora da sacolinha; a borracha pode manchar com a cor de outros objetos que ficou encostada.

Maças
"Seu comprimento deve ser de 40 a 50cm e cada uma deve pesar aprox. 150g, podendo ser de madeira ou material sintético (plástico ou borracha)."

Para medir o tamanho ideal das maças a ginasta deve segurar a maças pela cabeça ou "bolinha" e, com o braço estendido, voltar o corpo para seu rosto. A maça não deve tocar o rosto da ginasta para permitir um manuseio mais seguro.


Atualmente alguns fabricantes produzem maças de borracha conectáveis, ou seja, a cabeça de uma se encaixa no corpo da outra, permitindo inúmeros movimentos originais e criativos na série da ginasta ou conjunto. Também encontramos maças com cristais Swarovski, que complementam o brilho das pedras dos collants das ginastas. O uso desses modelos é permitido pela FIG.



Fita e Estilete
"A fita deve ser feita de cetim ou material similar sem amido (como rayon ou tafetá) e ter pelo menos 6m de comprimento para a categoria adulta, no mínimo 5m para a categoria juvenil e de 4 a 6cm de largura."


"O estilete deve ter 1cm de diâmetro e comprimento de 50 a 60cm. Pode ser feito de madeira, bambú ou fibra de vidro. Não deve pesar mais que 35g."


É permitido utilizar uma proteção de borracha ou silicone na extremidade sem girador do estilete, com função de proteger a mão da ginasta e o próprio aparelho durante as quedas.

Lembrando que todas as informações acima são válidas para as categorias juvenil e adulta!

Aparelho Oficial x Certificado pela FIG

Você sabia que existe diferença entre aparelhos oficiais, que seguem as normas da FIG, e aparelhos Certificados pela FIG? 

Aparelhos com as normas da FIG são todos os que se enquadram nas descrições postadas acima, determinadas pela FIG, que possuem os tamanhos, pesos e materiais permitidos pelas normas. Já os aparelhos certificados pela FIG são aqueles que possuem o selo "FIG Approved", os quais são submetidos à avaliação pela Federeção Internacional de Ginástica e são homologados, recebendo o certificado e o selo, permitindo que os mesmos possam ser usados em competições oficiais.

Certificado da FIG
Ou seja, todo aparelho Certificado pela FIG é oficial e está dentro das normas, mas nem todo os materiais oficiais dentro das normas são Certificados pela FIG.

Algumas marcas parceiras da FIG que possuem o Certificado: Pastorelli, Sasaki, Chacott, Amaya, Spieth, entre outras.

Selo "FIG Approved"


Vale lembrar que apenas aparelhos da categoria ADULTA podem ser Certificados pela FIG. A categoria juvenil, por convenção utiliza os mesmos materiais da categoria adulta, por isso as normas servem para ambas categorias. Os aparelhos para as categorias infantil e inferiores, mesmo sendo das marcas citadas acima, não são Certificados pela FIG, pois não existe um regulamento de aparelhos para essas categorias. 

Aparelhos para as Categorias Mirim, Pré-infantil e Infantil

Como visto anteriormente, não há nada especificado no regulamento da FIG sobre os tamanhos e pesos dos aparelhos para essas categorias. Algumas marcas reduziram as medidas de seus materiais oficiais, mantendo o mesmo material e aparência, adaptando apenas o tamanho para as pequenas ginastas:

Corda: deve ser proporcional à altura da ginasta, como vimos anteriormente.
Arco: de 60 a 80cm, podendo ser utilizados também os arcos nos tamanhos oficiais (80 a 90cm).
Bola: 300g a 350g com aprox. 16cm de diâmetro, podendo ser utilizadas também as bolas oficiais (18 a 20cm de diâmetro com 400g no mínimo).
Maças: 34cm a 41cm de comprimento, podendo ser utilizadas as maças oficiais (40 a 50cm de comprimento)
Fita: 4m de comprimento com 4 a 6cm de largura.
Estilete: 44 a 50 cm, podendo ser utilizado nos tamanhos oficiais (50 a 60cm de comprimento)

Lembrando que o tamanho do aparelho deve ser proporcional à altura da ginasta.

Aparelho novo x Competição

Para obter o melhor desempenho durante a apresentação da série, a ginasta deve utilizar previamente o aparelho novo durante o treino, no período que antecede à competição, para a mesma se familiarizar com as características do equipamento que podem variar de acordo com a marca do produto (peso, dimensões, textura, etc.)

Por isso é importante adquirir os aparelhos com antecedência. Nunca deixe para a última hora a compra de seu material. Quanto antes a aquisição for feita, mais tempo para conhecer o aparelho a ginasta terá, o que pode fazer diferença no resultado da competição.

Espero que tenham gostado da matéria!
Não deixe de postar um comentário com sua opinião ;)

Visite nossa loja virtual de materiais, acessórios e collants para a GR:
 www.mundodaginasta.com.br

Lauren Lima

10 comentários:

  1. adorei as dicas, muito útil para minha próxima compra de aparelhos. bjs!!

    ResponderExcluir
  2. a propósito, eu estou com problema numa bola da marca sasaki que comprei a pouco tempo de uma moça...ela fica vazando ar, é esta praticamente nova, vc sabe se tem como arrumar?? já soube de outras pessoas que tem bolas sasaki com o mesmo problema...

    ResponderExcluir
  3. oi, o arco posso levar na bagagem de mao?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os arcos podem ser despachados, você pode envolvê-los em plástico bolha para protegê-los. São muito grandes para serem transportados na cabine.

      Excluir
  4. Olá Fernanda, as bolas Sasaki atualmente estão vindo com esse "defeito", já recebi relatos de outras pessoas com o mesmo problema nas bolas dessa marca. No catálogo da Sasaki você pode verificar o prazo de validade dos aparelhos, se não me engano a bola tem a vida útil de 1 ou 2 anos. Acredito que seja proposital, para que seja adquirido um novo produto. Acho um pouco injusto com o cliente, pois esses materiais são caros para que sejam renovados a cada ano. Estamos trabalhando com a Pastorelli há dois anos e não recebemos nenhuma reclamação ou relato sobre bolas esvaziando ou qualquer outro defeito do gênero. O próprio fabricante garante maior durabilidade em comparação às outras marcas parceiras da FIG. Espero ter ajudado, Lauren.

    ResponderExcluir
  5. Obrigada Lauren, matéria fantástica! Gostaria que vc fizesse uma matéria sobre maquiagem e coque de ginastas, sempre fico perdida quando vou arrumar minha filha para as competições, não sei se pode maquiagem forte ou se tem que ser bem discreta...ela tem 9 anos.
    Abraços, Cris

    ResponderExcluir
  6. Gostaria muito de saber onde posso comprar meus aparelhos??

    ResponderExcluir
  7. Olá. Os arcos não abrem com o tempo de uso e treinos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Os arcos certificados pela FIG não costumam abrir, mas pode acontecer sim quando o aparelho foi muito utilizado ou está velho.

      Excluir