domingo, 29 de dezembro de 2013

10 Itens Indispensáveis para a Prática da GR

Para praticar algum esporte, além de trocar tempo livre por treinos exaustivos e competições, é necessário também um grande investimento com materiais específicos da modalidade que geralmente custam caro. Na Ginástica Rítmica não é diferente, há equipamentos e trajes indispensáveis para os treinos e competições de GR e outros artigos que podem melhorar o desempenho da ginasta e seus aparelhos.

1- Aparelhos de Ginástica Rítmica

Sem os aparelhos não é possível fazer GR! O arco, bola, maças, corda, fita e estilete são indispensáveis tanto nos treinos quanto em competições. Alguns clubes e escolas dispõe dos materiais para o uso das ginastas, principalmente para conjuntos, mas o ideal é cada ginasta ter seus próprios aparelhos para um melhor desempenho individual. Assim poderá escolher as marcas, tamanhos e cores de sua preferência.


2 - Collant de competição

A ginasta deve ter no mínimo 1 collant de competição para cada série, pois o mesmo deve estar de acordo com a música e movimentos de cada rotina. Os collants de competição geralmente são decorados de forma artesanal com pedras (strass ou cristais) e estão entre os itens mais caros dessa lista.


3 - Sapatilha/ponteira

De couro, meia, microfibra, etc...o uso das sapatilhas ou ponteiras de GR não é obrigatório segundo o regulamento da FIG, mas são de grande ajuda, tanto nos treinos quanto nas competições, para proteger os pés de queimaduras e melhorar o desempenho da ginasta, principalmente nos giros (pivots) da série.



4 - Bolsas para guardar e transportar materiais

Existem vários modelos de bolsas que servem para guardar e transportar com segurança seus materiais. Os porta-aparelhos para todos os materiais ou as bolsas para cada material (porta-bola, porta-arco, porta-maças, porta-fitas, porta-estilete, porta-corda, porta-collants, etc.) são indispensáveis para prolongar a vida útil de seus equipamentos e manter o bom desempenho durante o uso.


 5 - Protetores para treino

Todo o tipo de proteção para evitar lesões é bem-vinda durante os treinos, já que em competições (durante a apresentação) não é permitido o uso desses itens segundo o regulamento da FIG. Joelheiras, aquecedor (cinturita), macacões e shorts térmicos, protetor de coluna e polainas são importantes para proteger o corpo de impactos e manter o aquecimento da ginasta. Podem ser utilizados no aquecimento das competições também, momentos antes da ginasta entrar em quadra.


6 - Acessórios para a manutenção dos aparelhos

Bombinha de ar, empunhaduras para estiletes, paninho para polir a bola e giradores para estiletes são itens que as ginastas devem levar em sua bolsa de treino e competição. A bombinha de ar é importante para encher e esvaziar a bola quando necessário; o paninho de microfibra serve para polir a bola, tirando pequenas sujeiras, também devolvendo o brilho original; as empunhaduras extras podem ser utilizadas quando a empunhadura original do estilete está gasta demais. É útil para proteger a mão da ginasta e a extremidade do estilete quando cai no chão; os giradores devem ser substituidos por novos quando quebram ou quando ficam velhos.


7 - Roupas de baixo para collants

O uso de modeladores/corpetes, calcinhas e meia-calças sob o collant de competição para evitar transparências e constrangimentos é muito importante! Assim a ginasta ficará mais segura durante a apresentação. A meia-calça também serve para manter as pernas aquecidas, evitando lesões musculares, principalmente em dias frios. Esses itens devem ser discretos, na mesma cor da pele da ginasta.


8 - Adesivos para encapar

Os adesivos são de grande importância na hora de personalizar os arcos e maças de acordo com as cores do collant e música da série. Além de deixarem os aparelhos mais coloridos e com brilho, servem também para firmá-los, principalmente arcos, melhorando o desempenho dos mesmos.


9 - Acessórios de cabelo

Grampos, elásticos, tic-tacs, redinhas, gel, fru-frus, todos esses itens fazem parte da vida da ginasta, seja no treino ou na competição, a ginasta deve estar sempre com os cabelos bem presos! 


10 - Maquiagem

Que ginasta não gosta de estar bem maquiada quando entra em quadra? A maquiagem destaca a expressão da ginasta, mas não deve ser usada de forma exagerada, principalmente nas ginastas mais novas. Uma maquiagem leve é o suficiente para deixar a ginasta mais bonita e ressaltar suas expressões faciais. Muita maquiagem acaba prejudicando a visibilidade do rosto da ginasta, então, nada de exageros!


Você encontra os itens acima no nosso site! Acesse www.mundodaginasta.com.br e confira.

Espero que tenham gostado da matéria! :)

7 comentários:

  1. adorei a listinha, agora fica mais fácil de me organizar para as compras do ano para a GR rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  2. já tenho quase tudo, só falta o macacão térmico e o protetor de coluna =D

    ResponderExcluir
  3. onde comprar as fitas holográficas em São Paulo ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nini, você pode adquirí-las em nosso site, entregamos em todo o Brasil: www.mundodaginasta.com.br

      Excluir
  4. onde encontro as cinturitas?

    ResponderExcluir