História
Ao contrário da ginástica artística, a ginástica rítmica é uma prática recente na história da humanidade, tendo sido criada no início do século 20 como um novo conceito, exclusivo para as mulheres. Inicialmente chamado de ginástica moderna, o esporte nasceu de uma combinação de técnicas de movimentos, terapia respiratória, terapia de relaxamento e dança, entre outros.
As primeiras décadas do século 20 serviram para desenvolver o novo esporte. Em 1952, foi fundada a Liga Internacional de Ginástica Moderna, cujo objetivo era disseminar a modalidade por meio de competições e demonstrações. Mas o movimento de divulgação já vinha ganhando força antes da fundação da liga. Em 1948, durante as Olimpíadas de Londres, os países que disputaram as competições de ginástica artística tiveram que participar de dois eventos da ginástica moderna por equipes: em um aparelho escolhido livremente e de mãos livres, com acompanhamento musical. Na edição seguinte dos Jogos, em 1952, em Helsinque, a ginástica moderna foi incluída como esporte de demonstração.
As provas:
A modalidade tem seis competições:
- Exercícios em conjunto
- Corda
- Arco
- Bola
- Maças
- Fita
- As árbitras devem usar uma saia (ou calça) e um casaco social azul marinho com camisa branca.
- Apesar de a ginástica rítmica contar com cinco materiais para as apresentações (corda, arco, bola, maças e fita), apenas quatro podem ser escolhidos para a disputa das provas de individuais de competições oficiais. Nos Jogos Olímpicos de Londres-2012, por exemplo, não houve disputas de corda.
- Os conjuntos apresentam dois exercícios nas competições oficiais: uma série com 5 aparelhos iguais (5 arcos, por exemplo) e outra série com aparelhos mistos (3 bolas e 2 fitas, por exemplo).
- Se um aparelho cair no chão fora da linha que delimita o tablado, a ginasta poderá usar um aparelho reserva.
- Se o aparelho ficar preso no teto durante o lançamento, a ginasta não está autorizada a iniciar o exercício de novo. Ela pode, no entanto, usar um aparelho reserva.
- Ginastas não devem usar collants transparentes, exceto com um corpete por baixo.
- É permitido utilizar macacão com pernas longas com ou sem saia.
- Em exercícios de grupo, os collants devem ter um corte idêntico e mesma cor para todos os membros.
- O cabelo deve ser amarrado em um coque ou rabo de cavalo (para cabelos curtos). Lantejoulas cintilantes, penas ou grandes flores no cabelo são proibidos.
- O aquecimento na área de competição não é permitido.
- As ginastas não podem se comunicar umas com as outras durante o exercício.
- Os procedimentos completos para testar tablados de GR incluem três fases: absorção de choque, grau de firmeza e grau de atrito.
- Nas competições individuais, a duração total de uma série varia entre 1'15 "- 1'30", e entre 2'15 "- 2'30" para grupos.
- A Fita deve ter um comprimento mínimo de 6 metros na categoria adulta.
- Apenas três ginastas já ganharam três vezes consecutivas o individual geral no campeonato mundial de GR: Maria Guigova (BUL) 1969-71-73, Maria Petrova (BUL) 1993-94-95 e Evgenia Kanaeva (RUS) 2009-10-11.
- A idade mínima para participar de uma competição sênior FIG é de 16 anos (completos no ano da competição).
- Evgenia Kanaeva (RUS) venceu todos os seis títulos mundiais do Campeonato Mundial de 2009 em Mie (JPN).
- O Comitê Técnico FIG de Ginástica Rítmica não incentiva elementos de equilíbrio em tour lento (rotação lenta) sobre o joelho.
- Ginastas podem vestir meia calças sob seus collants.
- Se possível, os horários de competição não deverão começar mais cedo do que 10h e terminar depois das 23.
Fontes
Amo ver as meninas dançarem ginastica ritmica
ResponderExcluir