Olá seguidores!
Achei um texto interessante sobre a origem e a evolução dos collants de GR. É legal saber como surgiram e quais as mudanças sofreram ao longo dos anos até ficarem como os collants atuais. Espero que gostem!
História dos Collants de GR
Antes dos mundos primeiros campeonatos (1963): Na década de 1920, para a prática de GR eram usadas saias (mais longas do que as atuais). Na década de 1930 os shorts ficaram mais frequentes e em 1950 apareceram os collants.
Até 1992: A roupa era estritamente definida na regulamentação. Era permitido o uso de uma ou duas cores apenas, e ginastas que supostamente usavam um collant indecente poderiam ser penalizadas em sua pontuação! Em 1992, nos Jogos Olímpicos em Barcelona, a búlgara Maria Petrova teve uma redução de 0,20 pontos por causa do zíper aberto. A mesma coisa aconteceu com o conjunto búlgaro porque os ombros das ginastas estavam a mostra. Algumas ginastas deste período foram: Galina Beloglazova, Lilia Ignatova e Aleksandra Timochenko.
1993-1996: Macacões aparecem no Grand Prix. A primeira ginasta que utilizou um macacão em uma competição mundial de GR foi Ekaterina Serebrianskaya (UKR). Algumas ginastas deste período foram: Maria Petrova, Larissa Lukyanenko, Ekaterina Serebrianskaya
Tamare Yerofeeva (UCR) |
1997-2000: Ginastas poderam usar collants ouro e prata a partir de 1997. Os collants se tornaram mais brilhantes, transparentes e mais detalhados (como os trajes da patinação) e ficaram diferentes dos collants da ginástica artística. Algumas ginastas deste período foram: Yulia Barsukova, Elena Vitrichenkoulia Raskina.
Yulia Barsukova (RUS) |
2001-2007: As saias foram permitidas na competição de GR, solicitada por Irina Viner. As meninas da Rússia (Kabaeva, Tchachina) foram as primeiras a usarem saias na competição. Agora, quase todas as ginastas no mundo possuem saias em seus collants ou macacões. Como os collants com saia ficaram muito caros, as ginastas começaram a revendê-los. É muito frequente ver ginastas diferentes usando o mesmo collant, mesmo quando elas são de países diferentes. Da mesma forma, os collants das ginastas mais conhecidas, desenhados por designers, muitas vezes são copiados atualmente. Algumas ginastas deste período:Olga Kapranova, Inna Zhukova, Anna Bessonova
Vera Sessina (RUS), Olga Kapranova (RUS), Anna Bessonova (UCR) |
2008 em diante: As saias ganham mais movimento e formas. Os collants sem saiote também voltam a aparecer nas quadras, cada vez mais detalhados e decorados com pinturas, rendas e muitos cristais Swarovski. Algumas ginastas da época: Margarita Mamun, Yana Kudryavtseva, Ganna Rizatdinova.
Margarita Mamun (RUS) |
Texto retirado de rsgleoweb, traduzido e incrementado pelo Mundo da Ginasta.
Lauren Lima
eu sou jinasta e adorie o colants
ResponderExcluircruizzzzzz credo,eu tentei fazer um monte dessas coisas das imagens e me esborrachei em cima do tablado heheh espeero q saiba o q é tablado.....
ResponderExcluir