Boa tarde amigos e amigas da GR!
Hoje o post é sobre um assunto muito útil para ginastas e técnicos: cuidados com os aparelhos de GR, como conservá-los e melhorar seu desempenho durante o uso.
Depois de comprar seus materiais novos, certos cuidados precisam ser tomados para que os mesmos continuem em boas condições de uso, pois são indispensáveis para a prática da Ginástica Rítmica, seja nos treinos, apresentações ou competições, e não são muito baratos para serem descartados com frequência, principalmente aparelhos importados.
Então aqui vão algumas para prolongar a vida útil de seus materiais e melhorar seu desempenho em competições:
Depois de comprar a corda, é necessário cortá-la de acordo com a altura da ginasta ou, em caso de conjunto, de acordo com a altura média das ginastas (todas as cordas do conjunto devem ter o mesmo tamanho). Ambas as pontas devem ser cortadas para que seu ponto central não se altere. Nunca corte a corda apenas de um lado!
O treinador saberá quantos centímetros você deve cortar, pergunte a ele/ela antes de sair picotando seu material, se cortar demais não tem volta!
Após o corte, um ou dois nós devem ser feitos em ambas as extremidades para facilitar sua maestria. Para que não desfie você pode queimar as extremidades com um esqueiro.
Cordas de nylon podem ser lavadas à mão ou você pode configurar "lavagem delicada" em sua máquina de lavar roupa. A água não deve estar com temperatura superior a 30 °C; também não é necessário utilizar muito sabão em pó ou líquido; nunca utilizar alvejante. Assim, a corda irá manter a sua cor e brilho após a lavagem.
Não é recomendado lavar cordas de cânhamo, pois perdem sua cor e tornam-se cinza.
Arco:
Arcos de polietileno são flexíveis e não se quebram. No entanto, tais arcos têm podem perder a sua forma redonda e ficarem ovalados se você usá-los incorretamente e não guardá-los de forma adequada. A fim de evitar a deformação é necessário tomar os seguintes cuidados:
- Depois de comprar o arco, encape-o com fita adesiva específica para arcos e maças e fixe-o com a uma camada de fita adesiva transparente. Assim, seu arco vai ganhar alguns gramas e ficar com o mesmo peso da competição. Ele também vai se tornar mais firme, sem perder sua flexibilidade.
- Tome cuidado ao guardar o arco quando está quente (após o uso), o mesmo fica mais sujeito a deformações e pode esfriar com a forma errada. Deixe-o esfriar na posição horizontal por aprox. 20 min. e guarde-o em seu porta-arco ou porta-aparelhos.
Bola:
É necessário guardar a bola em uma sacolinha específica para bolas de GR. O porta-bola irá protegê-la contra os arranhões e manchas. Nunca deixe sua bola exposta ao sol, podem aparecer rachaduras em sua superfície.
Não é recomendado a inflar e esvaziar a bola com muita freqüência para não danificar a válvula que segura o ar (apenas quando viajar de avião é necessário esvaziá-la um pouco). Antes de inflar a bola passe um pouco de óleo lubrificante na agulha da bomba, a fim de não danificar o bico e a válvula.
Bola pode ser polida com água morna em um pano macio. Depois disso, seque-o com o pano seco e guarde na sacolinha.
Maças:
As maças de plástico são mais frágeis do que as de borracha. Recomenda-se encapar as partes mais salientes das maças de plástico com esparadrapo para utilizá-las nos treinos.
Se você treina num ginásio ou quadra sem tapete as maças de borracha que são ideais, mas caso prefira as de plástico, opte pelas maças de POLIPROPILENO, pois são mais resistentes ao impacto do que as de PVC.
Não deixe suas maças expostas ao sol, podem desbotar e perder algumas qualidades físicas. Guarde-as em uma bolsa apropriada, como um porta-maças ou no porta-aparelhos.
Fitas:
A fita pode ser lavada da mesma forma que a corda. Se for lavada na máquina, coloque a fita dentro de uma fronha de travesseiro, assim não se enrolará. Após algumas lavagens, a fita torna-se macia demais para o uso. É por isso que você deve engomá-la com amido de milho depois de lavá-la, em seguida, passá-la com ferro como de costume (em temperatura baixa). Veja AQUI um tutorial para engomar sua fita.
Em dias que a umidade está baixa, sua fita pode ficar com uma carga maior de eletricidade estática, ou seja, grudará facilmente em seu corpo ou tapete, podendo prejudicar sua série, principalmente se for uma competição! Seguem alguns truques para reduzir a aderência estática do tecido:
1- Deslizar a fita sobre um cabide de metal pendurado: o metal descarrega energia elétrica, eliminando, assim, a eletricidade estática. Você pode passar a fita a ferro também, em uma temperatura bem baixa.
2- Borrifar amaciante de roupas: disolva um pouco de amaciante (bem pouco mesmo!) em uma parte de água e borrife em toda extensão da fita, com o borrifador à uma distância de no mínimo 30cm do tecido.
Em dias chuvosos ou com muita umidade a fita também pode ficar mais pesada e mais propícia a enrolar e dar nó, pois absorve a umidade do ar. Nesses casos você pode passar a fita com ferro ou até mesmo chapinha de cabelo! Também pode ajudar a diminuir a umidade um pouco de talco.
Em dias chuvosos ou com muita umidade a fita também pode ficar mais pesada e mais propícia a enrolar e dar nó, pois absorve a umidade do ar. Nesses casos você pode passar a fita com ferro ou até mesmo chapinha de cabelo! Também pode ajudar a diminuir a umidade um pouco de talco.
Guarde sua fita em um enrolador específico para fitas de GR ou um porta-fita.
Se você for pintar sua fita, utilize apenas tintas específicas: corante para tecidos sintéticos, tinta acrílica para tecidos ou marcadores permanentes. Leia nos rótulos de cada produto as instruções para tingir o tecido! Depois de seca, coloque um paninho fino de algodão sobre a fita e passe com ferro a vapor (configure a temperatura mais quente) para melhor fixação. A fita tingida pode ser lavada em água fria com sabão neutro.
Estilete:
Sempre que achar necessário, aplique algumas gotas de óleo lubrificante no pistão do girador de seu estilete, para que os movimentos fluam melhor durante o uso. Limpe o excesso para não escorrer óleo.
Guarde seu estilete em um porta-estiletes ou porta-aparelhos. No transporte público leve-o em mãos e não na mochila ou bolsa.
Espero que esta matéria tenha sido útil :)
Deixe seu comentário!
Lauren
Aparelhos de Ginástica Rítmica - www.mundodaginasta.com.br
Demais!!!
ResponderExcluirObrigada!!!
ResponderExcluir